Em fevereiro/2023, Jasmin Röder, flautista e também colunista da revista alemã Tibia especializada em flauta doce, nos escreveu solicitando uma entrevista.
A entrevista foi publicada em maio/2023, e agora disponibilizamos uma tradução aos nossos leitores em português e em inglês.
Retratos: A música é o caminho, não o objetivo
Artigo original: https://www.moeck.com/en/tibia/tibia-online/artikel.html?article=2426
ou baixar o PDF aqui.
Jasmin Röder em conversa com o Quarteto de Flautas Doces Quinta Essentia
5 de maio de 2022 Jasmin Röder / Foto: © Paulo Rapoport
O Quarteto Quinta Essentia, fundado em 2006, é um conjunto de flautas doc - Leia mais...
Inglês ● Resenha
A música é o caminho, não o objetivo
15/
09/23
Antes de te contar tudo o que aconteceu nessa turnê, um pequeno exercício de empatia:
Imagina você, um músico instrumentista e seu grupo com 16 anos de estrada nacional e internacional, se vê "parado" por quase 3 anos, muito devido à pandemia da Covid-19. No mínimo entediante, não é mesmo?
Agora você, com essas mesmas qualidades, se vê rumo à uma turnê com 5 concertos que rodará a Bolívia para tocar em igrejas e povoados, com expectativas de conhecer pessoas novas, diferentes culturas…
Aí, sim! A alegria reinou nesse quarteto!
(mais…) - Leia mais...
Artigo ● Resenha
Artigo ● Resenha
Flauta doce é instrumento transpositor?
08/
02/21
Muitas pessoas perguntam se a flauta doce é um instrumento transpositor. Essa pergunta faz algum sentido, já que temos flautas de diferentes tamanhos, onde seu tubo com todos os furos fechados resultam em notas diferentes dependendo do tamanho do instrumento.
Mas antes de responder a essa pergunta, é bom definir o que é um instrumento transpositor:
Instrumento transpositor é aquele que, por qualquer razão, tem suas notas anotadas na partitura em altura diferente da nota que soa o instrumento.
Em todas partituras de instrumentos transpositores e para evitar ambiguidades, é necessário descrever a tonalidade do instrumento que vai tocar aquela partitura. Se for um clarinete em Si b por exemplo, o músico sabe que onde estiver escrito Dó, ele deve tocar um Si b.
Isso não acontece em nenhuma flauta doce. Bem... quase isso.
Na verdade, a so - Leia mais...
Artigo
Artigo
Tempos difíceis forçam os artistas a se reinventarem e serem mais criativos, encontrando novas maneiras de se conectar com o público
Em 24 de junho nós completaremos 3 meses em isolamento social. Infelizmente, ensaios, concertos e turnês foram canceladas, mesmo assim encontramos muitos aspectos positivos dessa nova situação: aulas presenciais foram transformadas em aulas online mantendo boa qualidade e dando uma excelente experiência para os alunos. Depois de mais de 13 semanas de isolamento, nós podemos compartilhar com o leitor o que aprendemos com essa situação, e tudo o que estamos fazendo para continuar fazendo música em conjunto e fortalecendo a comunidade da flauta doce.
Antes da pandemia, nós já tínhamos alunos à distância, alguns vivendo em outros países como Bélgica e Austrália, e alguns vivendo em regiões distantes aqui - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
VOCÊ pode fazer desse ano, o Ano da Flauta Doce no Brasil!
Só depende de você!
Você já passou por aquela situação de gostar muito de algo e quando vai com o coração aberto pra compartilhar com alguém, acaba levando um balde de água fria?
Pois é! Infelizmente no Brasil, nós flautistas passamos por isso quase que diariamente no que diz respeito à Flauta Doce.
A hora é agora! Contribua com
CD CABOCLO E O ANO DA FLAUTA DOCE NO BRASIL
Basta seguir este link para a campanha no Kickante
A falta de conhecimento (ou até mesmo a falta de uma formação de melhor qualidade) leva as pessoas a não darem o devido reconhecimento a esse instrumento tão versátil que é a Flauta Doce. Muito mais que um brinquedo, ela é um instrumento único e com capacidades diversas, e está em pé de igualdade com qualquer outro instrumento que conh - Leia mais...
Post
Post
IR PARA A CAMPANHA: PRÉ-VENDA CD CABOCLO
O ano 2019 foi muito especial, foi um ano de novas conquistas e realizações. Uma delas foi a gravação deste álbum, CABOCLO, vou contar como foi.
Em 2016, fizemos uma campanha no Kickante para a finalização de nosso disco A Arte da Fuga, foi quando recebemos um convite do selo alemão ARS-Produktion para lançar o disco na Alemanha. Quem acompanha o nosso trabalho e já tem esse disco, já viu e ouviu que o resultado foi primoroso, tanto no áudio quanto na arte gráfica (leia as resenhas aqui, aqui, aqui ou aqui).
Pois bem, desde então estivemos buscando oportunidades para fazer uma produção completamente internacional, levando de nosso país apenas a nossa música. Como dinheiro não cai do céu, e o estúdio, a viagem, e o trabalho de todos envolvidos não é gratuito, estáv - Leia mais...
Post
Post
Conheça e assista Quinta Essentia
29/
11/19
matéria original: https:/musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2019/03/21/conheca-e-assista-quinta-essentia/
em 21/Mar/2019 por Carlos Bozzo Junior
Conheça e Assista é a seção do Música em Letras dedicada a perfis de artistas e profissionais relacionados à música. Muitos deles, embora com carreiras estabelecidas e reconhecidas por seus pares, não têm seus nomes identificados imediatamente pelo público.
Mesmo para quem milita na área, como é meu caso, histórias e trajetórias de personagens que contribuem de modo relevante para nosso universo sonoro podem passar despercebidas. Por isso, aproveito para contar aqui como acontecem esses encontros, misto de atenção, acasos felizes, contatos e um pouco de sorte.
Nesse relato, conheça o quarteto de flautas doces Quinta Essentia e seus quatro integrantes, que embarcam para a Alemanha, onde - Leia mais...
Resenha
Resenha
Artigo original: https://www.laopus.com/2018/11/brazilian-recorders-at-interludes.html
SEGUNDA FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2018
RESENHA
Quinta Essentia, “The Interludes”, First Lutheran Church, Torrance/Califórnia - Estados Unidos
por David J Brown
O fato de a South Bay ter várias séries de música de câmara, em sua maioria promovida por Jim Eninger, significa que - assim como o clima em New England - se o que estiver sendo apresentado não for do seu agrado, então espere algo diferente muito em breve. E geralmente o algo diferente é realmente diferente...
Eu não sei nos Estados Unidos, mas lá atrás durante o pós-guerra, quando eu estudava em uma escola primária britânica, o último recurso de esperançosos professores de música confrontados com uma classe de crianças sem nenhuma habilidade musical era distribu - Leia mais...
Inglês ● Resenha
Inglês ● Resenha
Estava para escrever este relato na semana passada. Mas, semana normal de aulas, ensaios e concerto, é sempre corrida e acabei não conseguindo fazer.
Passei por uma situação com esta aluna há 3 semanas que estou acostumada a vivenciar como professora Suzuki. A prática diária de um instrumento musical é tão importante e tão poderosa para a educação e formação do caráter de uma criança, e mesmo assim, as pessoas desconhecem essa grandiosidade.
Relacionada à prática diária de um instrumento musical temos três questionamentos importantes. No caso das crianças, estes questionamentos, comentários ou pensamentos, são sempre oriundos dos pais, adultos, é claro!
Tarefa: o peso desta responsabilidade para uma criança. Uma criança muito pequena não tem que ter tarefas, tem que brincar!;
Motivação (em relação à mús - Leia mais...
Artigo
Artigo
Recebemos mais uma resenha e um convite para entrevista na mais recente revista de música erudita brasileira: a revista Concertista (www.concertista.com.br). O texto é de Roger Canesso, e segue abaixo na íntegra.
Para quem quiser adquirir a revista, que possui vários artigos muito interessantes, basta entrar no site acima e seguir as instruções.
Música de Câmara - Dedicação e elogio à flauta doce
Por Roger Canesso
Os dez anos do principal grupo de flauta doce do país foram comemorados na companhia de um convidado ilustre: Johann Sebastian Bach (1685-1750). O quarteto gravou integralmente A Arte da Fuga, monumental obra do compositor alemão. Com interpretação inspirada, técnica apurada e excepcional qualidade de gravação, o trabalho é um ponto alto na trajetória dos músicos e da música de câmara no país.
Os músic - Leia mais...
Resenha
Resenha
Vamos encher São Paulo de flautas doces
11/
06/18
3ª Maratona Suzuki de flauta doce de São Paulo
01 e 02 de setembro de 2018
Venha para um lugar lindo, amplo, com natureza (em meio uma metrópole como São Paulo), ouvir flautas doces e compartilhar seu amor pela música e pelo instrumento com outras pessoas!
É um evento dedicado ao alunos, pais e professores envolvidos com o Método Suzuki de flauta doce de todo o Brasil. Visa estimular, trocar, nutrir e ampliar a comunidade da flauta doce Suzuki e a comunidade flautística em nosso país, sobretudo de crianças. Nesse encontro, os alunos têm oportunidades únicas de convivio intenso com a flauta doce, com a música, professores e colegas de todo o Brasil. A Maratona Suzuki de flauta doce de São Paulo, que encontra-se em sua terceira edição, este ano, terá duas novidades: convidamos a profa. americana Mary Halverson Waldo para ministrar um c - Leia mais...
Post
Post
por Amanda Meincke Melo, 29/03/2018
Quando comecei meus estudos de flauta doce, em uma escola luterana, em Cachoeira do Sul/RS, no final dos anos 80, tinha dez anos. Lembro-me de, inicialmente, ter aprendido alguns aspectos da notação musical, antes mesmo de iniciar a tocar alguma música. Logo, passei ao método Mönkemeyer, começando na flauta doce soprano e, cerca de dois anos depois, passando para a contralto. Em paralelo, tinha acesso a outras partituras – de diferentes estilos musicais – no mesmo nível de dificuldade. Leitura e interpretação seguiam juntas. Em alguns momentos, minha professora tocava comigo e, depois de algum tempo, minha irmã também. Logo no início, participei de alguns recitais, acompanhada de piano ou mesmo em duetos ou em grupo de flautas. Os ensaios com a pianista e outros estudantes ocorriam próximos aos recitai - Leia mais...
Post
Post
Quando a música faz sentido
20/
02/18
Quando falamos sobre o ensino de música, seja teórico ou voltado a um instrumento como a flauta doce, muitas vezes discutimos o currículo, ou o programa que deve ser ensinado. Seria isso suficiente?
Durante o período que o estudante de música inicia seus estudos até se formar, é dada muita ênfase no que ele deve aprender durante o curso, mas pouco é ensinado sobre as habilidades ou comportamentos que fazem com que a música tocada seja bela e toque o coração do público, isto é, o que realmente faz a diferença na vida de um músico.
Componentes da musicalidade
Façamos uma reflexão: O que faz que alguém seja considerado um bom músico? Eu sei, não é fácil responder essa pergunta de maneira objetiva, e creio que essa pergunta não tenha muito a ver com estilo musical, mas sim, com a prática musical. Quando penso num músico que admi - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
Atitude e seus desdobramentos
15/
02/18
Muitas histórias têm chegado a nós, através de amigos, emails ou mensagens, ou mesmo de alunos que nos procuram para fazer aulas de flauta doce, a respeito das situações que acontecem no cotidiano. Como muitas dessas histórias são recorrentes e muitas delas com péssimos desdobramentos devido à atitude dos professores e à falta de conhecimento dos envolvidos, resolvi torná-las públicas protegendo a identidade de seus protagonistas.
(...)Agora é hora de passar para flauta transversal...
Recentemente uma aluna nos procurou pois estava frustrada com seu professor. Ela queria estudar flauta doce, começou o estudo, e se empenhou por pouco mais de um ano. Estava adorando as aulas, até que seu professor disse a ela: "Agora você já sabe tocar flauta doce, vamos começar a aprender flauta transversal". Com isso, e como ela confiava em seu prof - Leia mais...
Artigo
Artigo
Li este artigo e acho que diz muito a respeito dos estudantes de música e daqueles que pretendem se profissionalizar no mundo da música e da arte, por isso resolvi traduzir e republicar o artigo, para que as pessoas no Brasil e nos países lusófonos possam ter acesso a este conteúdo.
Mantive os links secundários para os artigos originais em inglês, para que aqueles que buscam mais informação possam encontrar.
A diferença entre amadores e profissionais
Link original: https://www.farnamstreetblog.com/2017/08/amateurs-professionals/
Adaptação para português: Gustavo de Francisco
Por que é que algumas pessoas parecem ser extremamente bem sucedidas e realizam tantas coisas, enquanto a grande maioria de nós luta tanto sem conseguir progredir? A resposta é complicada e provavelmente multifacetada.
Um dos aspectos é a atitude mental - e - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
A música eloquente
21/
08/17
Já faz algum tempo que a música clássica ou erudita tem perdido seu público, pouco a pouco, e isso é um fenômeno mundial, e não acontece apenas no Brasil. Mas quais seriam as causas para esse fenômeno? Será que os artistas podem fazer algo para começar uma mudança nesse cenário?
Uma visão do passado
Quando olhamos para os grandes artistas do passado, vemos que a maioria deles estava muito conectada com o seu público, mesmo quando esse público era restrito a alguns círculos sociais (a aristocracia, a burguesia, as tavernas, praças públicas ou outros). Havia uma “comunicação” entre o artista e seu público através da arte e seu estilo, em alguns casos bastante inteligível, em outros de forma um pouco mais subjetiva. Alguns filósofos até diziam que a arte tem o poder de “mover os afetos”, isto é, inspirar sentimentos e hu - Leia mais...
Artigo
Artigo
Pense a respeito do melhor professor que você já teve em toda a vida. Alguém que te inspirou, que te motivou, e provavelmente mudou a trajetória da sua vida.
Talvez ele tenha sido seu treinador, um professor do ensino médio ou da faculdade, ou mesmo um parente - isso não importa.
Agora, lembre do seu rosto.
Lembrou?
Quando você pensa nessa pessoa, qual dessas coisas vem à sua mente?
Uma lição de vida que essa pessoa te deu
Um objetivo pessoal que essa pessoa te ajudou a conquistar
Em como essa pessoa fez você se sentir
Se você for como a maioria das pessoas, não há dúvidas: A resposta é C.
A lição extra deste exercício é simples: os melhores professores não são tão bons somente por que eles detém informações e as ensinam. Eles são bons pois eles criam conexões duradouras. Isso não tem a ver com as palavras - Leia mais...
Artigo
Artigo
Australia Tour 2017
30/
06/17
Em Junho de 2017 o Quinta Essentia viajou até o outro lado do mundo para se apresentar na Austrália. Foram várias apresentações em diferentes cidades, destacando o convite do Woodend Winter Arts Festival ao quarteto, sem o qual não seria possível ter realizado a turnê. O grupo se apresentou também em outros eventos importantes, organizados pela Victorian Recorder Guild e pelo Conservatório de Música da Universidade de Sydney, oferecendo masterclasses e palestras para ambos.
Preparação da Australia Tour
A idéia dessa turnê para a Austrália é antiga. O Quinta Essentia recebeu o primeiro convite para se apresentar na terra dos cangurus em 2009, logo após a primeira turnê internacional na Europa. Naquela época, o grupo não tinha condições de realizar tal viagem, pois os custos das passagens eram altíssimos e o cachê oferecido n - Leia mais...
Post
Post
Recebemos mais uma resenha de nosso novo disco, A Arte da Fuga, desta vez pela revista inglesa Revoice Magazine. Traduzimos em primeira mão ao português, mas mantivemos o link para a resenha original em inglês:
"Uma execução distinta e inspiradora": A Arte da Fuga com Quinta Essentia
Artigo original: https://www.revoicemagazine.com/issue-4/2017/4/25/review-quinta-essentias-art-of-fugue
Nós ficamos encantados em receber o último CD do Quinta Essentia, o quarteto de flautas mais importante do Brasil, para resenha nesta edição da revista. Summer Alp, estudante do último ano da graduação de flauta doce e oboé barroco no Royal College of Music em Londres, escreve esta resenha...
O Quinta Essentia é o principal quarteto de flautas do Brasil. Este é o seu terceiro disco desde que o grupo foi formado, há 10 anos atrás (os discos anterio - Leia mais...
Inglês ● Resenha
Inglês ● Resenha
A Arte da Fuga
04/
04/17
O Quinta Essentia recebeu a primeira avaliação do seu mais novo disco com a integral da obra A Arte da Fuga de Bach, que será lançado em Maio mundialmente, pelo selo alemão ARS-Produktion.
Com grande satisfação, traduzimos a resenha abaixo, e deixamos o link original com o texto em inglês:
Bach: The Art of Fugue - Quinta Essentia Quartet
Artigo original em inglês: https://www.hraudio.net/showmusic.php?title=12163&showall=1
Resenha por Adrian Quanjer - 12 de Março de 2017
O disco é especial por muitas razões. A mais óbvia é: 81 minutos de música gravados em um CD quando sabemos que o máximo para esta mídia é 80 minutos. Contudo, a mais importante pertence à escolh - Leia mais...
Inglês ● Resenha
Inglês ● Resenha
"Um verdadeiro artista é uma pessoa que reúne em si, sentimentos, pensamentos, e ações belas e esmeradas" (S. Suzuki, 1983). E por esta razão, precisamos zelar para que nossos bons sentimentos não caduquem.
É muito ruim começar um texto apresentando aspectos negativos de um problema, mas quem nunca viu professores frustrados em ensinar; músicos burocratas, aqueles que tocam para ganhar dinheiro apenas, uma relação puramente business, sem compreender que o dinheiro é a consequência do trabalho; músicos que não gostam de tocar (ou pelo menos demonstram isso, pois não acredito ser verdade); músicos que prejudicam seus colegas de profissão, pois têm medo de não ter espaço para o trabalho (talvez isso deva-se ao fato de achar que a sua felicidade ou o seu sucesso depende do outro e não de você mesmo); músicos que não sabem compartilha - Leia mais...
Artigo
Artigo
Hogwarts da flauta doce!
14/
09/16
O prazer de tocar flauta doce. Talvez, poucas pessoas saibam o que isso de fato significa, mas quando crescemos em um ambiente musical onde a prática do instrumento musical escolhido é natural, saudável, divertida, e muito, muito prazerosa, sabemos exatamente a sensação e a alegria de tocar esse instrumento, de compartilhar música com as pessoas, de conhecer pessoas através dessa relação, conhecer lugares.
Numa tentativa de fazer mais sentido, vale a pena assistir o vídeo abaixo, e ter uma ideia de como tudo isso começou:
Este ano, uma aluna minha de 8 anos de idade realizou um sonho participando de um evento fantástico: imaginem vocês um local fantástico, totalmente diferente do que estamos acostumados, com muitas, muitas crianças da sua idade tocando maravilhosamente bem o seu instrumento, e ainda, TODOS, compartilhando música e flau - Leia mais...
Post
Post
Flauta Doce nas Férias!
19/
07/16
Para alunos de flauta doce, professores de flauta doce, e para quem está interessado em começar a estudar o instrumento, nada melhor do que as férias para realizar o desejo de tocar esse instrumento musical genial.
Nas férias escolares (julho e janeiro) e também em algumas situações durante o ano, conseguimos encontrar em nosso país diversos cursos de flauta doce, sejam eles incluídos em programações maiores de Festivais de Música, ou sejam cursos específicos apenas de flauta doce.
Em julho, tive a oportunidade de voltar ao Festival Internacional de Música de Londrina no Paraná, agora na sua 36ª e - Leia mais...
Post
Post
Clique aqui e saiba como não perder nossos posts!
05/
07/16
As últimas alterações do Facebook diminuiram as exibições das postagens de páginas. Aqui a gente ensina como fazer para continuar seguindo o FlautaDoceBR sem perder nenhuma novidade!
É super simples!
01. Vá em nossa página (clique aqui) e posicione a seta do mouse em cima do botão “curtiu”.
02. Clique em “ver primeiro”.
03. Clique em "Todas ativadas"
- Leia mais...
Inglês ● Post
Inglês ● Post
Em Maio e Junho de 2016, o Quinta Essentia fez uma turnê nos Estados Unidos, que contemplou 8 cidades em 5 estados. Foram 7 concertos, e seus membros ofereceram 8 masterclasses e uma palestra, participando também da Conferência da Suzuki Association of Americas em Minneapolis/MN e do Festival de Música Antiga de Whitewater/WI.
Sobre o concerto na Jewel Box Series promovido pela Northeastern Illinois University, o Quinta Essentia recebeu a seguinte crítica pelo jornal NEIU Independent, traduzida abaixo:
Gravando Bach: Quinta Essentia Jewel Box
Artigo original em inglês: http://neiuindependent.org/5875/arts-life/recording-bach-quinta-essentia-jewel-box/
Pablo Medina, Gerente de produção
25 de Maio de 2016
Eu nunca ouvi flauta doce o suficiente em minha vida. O mesmo pode ser dito da maioria das pessoas, mesmo aquelas que estudaram - Leia mais...
Inglês ● Resenha
Inglês ● Resenha
De um pai, sobre o estudo de música
08/
04/16
Um dos meus amigos perguntou: "Por que você gasta tanto dinheiro com aulas de música, e por tantos anos?" Bem, eu tenho uma confissão a fazer, eu não gasto apenas com as aulas de música dos meus filhos. E em minha opinião, eu realmente não me importo com isso. Contudo, o que estou pagando e por quê?
- Eu pago por aqueles momentos em que os meus filhos estão tão cansados que querem sair/desistir, mas não o fazem.
- Eu pago por aqueles dias em que meus filhos chegam da escola e estão "muito cansados" para praticar e para ir às aulas, mas praticam diariamente e vão às aulas regularmente de qualquer maneira.
- Eu pago para que os meus filhos aprendam a ser disciplinados.
- Eu pago para que os meus filhos aprendam a cuidar do seu corpo.
- Eu pago para que os meus filhos aprendam a trabalhar com os outros
- Eu pago para que os m - Leia mais...
Inglês ● Post
Inglês ● Post
CD A Arte da Fuga – Pré venda exclusiva!
31/
03/16
Este ano estamos comemorando 10 anos de trabalho de divulgação da Música de Câmara Brasileira e da Prática Brasileira da flauta doce e para isso decidimos encarar um grande desafio: gravar a integral da ARTE DA FUGA de Johann Sebastian Bach (1685-1750).
Já fizemos toda a parte de gravação juntamente com a equipe do curso de Produção Fonográfica da FATEC - TATUÍ/SP, e agora contamos com a sua ajuda para finalizar esse grande projeto.
Vendendo antecipadamente os CDs, conseguiremos a verba necessária para finalizar o álbum e poder entregá-lo fisicamente para todos vocês.
Para você que gosta de flauta doce, pra você que gosta de música barroca, ou gosta de música de câmara e principalmente, de J. S. Bach, ou simplesmente para você que admira e acompanha o nosso trabalho, é com você que sabemos que podemos contar e é para - Leia mais...
Inglês ● Post
Inglês ● Post
Articulação – Podemos falar dentro da flauta?
15/
02/16
Existem 3 importantes aspectos na técnica de tocar flauta doce. O mais conhecido - e o mais fácil de desenvolver - é o dedilhado, e dentre todos, é o único visível e aparente a qualquer pessoa que assiste àquele que toca. Outro aspecto, ainda que invisível, é muito presente: a respiração e o controle do ar. Além destes há ainda um terceiro, o qual é simplesmente negligenciado por muitos que dizem tocar flauta doce. Esse importante aspecto técnico, que inclusive nos permite até falar dentro do instrumento, é o movimento da nossa língua, o qual chamamos de Articulação.
Com o movimento da língua conseguimos fazer vários tipos de ataque para cada nota, e também vários tipos de corte, desde um ataque super leve e doce até um ataque explosivo e agressivo. Assim como não cortamos o ar para falar cada palavra em uma conversa, não de - Leia mais...
Artigo
Artigo
Como vivenciar experiências positivas em uma situação de competição.
Os cuidados que devemos ter ao encorajar um aluno a participar de um concurso.
Um relato de uma professora e dos pais sobre a preparação da flautista
Trabalho com o método Suzuki de flauta doce há 17 anos e sempre procuro alimentar o dia-a-dia dos meus alunos com informações e oportunidades relacionadas à flauta doce. Isso significa divulgar concertos, cursos, eventos, master classes, oportunidades de tocar com orquestra, viagens, e… concursos… por que não concursos?
Sei que alguns professores são contra a participação de alunos em concursos. Já ouvi diversos comentários relacionados às experiências negativas com alunos crianças e, principalmente, alunos Suzuki. De certa maneira eu também era contra, até que a experiência me mostr - Leia mais...
Inglês ● Post
Inglês ● Post
Entrevista com Karel van Steenhoven
20/
09/15
Em minha última viagem para a Alemanha tive o prazer de conhecer um grande flautista, o qual foi membro fundador do Amsterdam Loeki Stardust Quartet, um grupo de flautas doces holandês com 30 anos de história. Este flautista me concedeu uma entrevista falando um pouco de sua experiência profissional, seus últimos trabalhos desenvolvendo aprimoramentos em algumas flautas modernas, e também, algumas curiosidades dos bastidores do seu grupo.
Transcrevo abaixo a integral da entrevista, já traduzida para o português. Quem quiser ouvir o áudio original, basta acessar este link.
Entrevista com Karel van Steenhoven
por Gustavo de Francisco
"Arte e cultura são as expressões delicadas e vulneráveis de pessoas que constantemente dão amor, liberdade, respeito e tolerância na mudança das formas e estruturas que apresentam sempre nova - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
Muitas histórias têm chegado a nós, através de amigos, e-mails ou mensagens, ou mesmo de alunos que nos procuram para fazer aulas de flauta doce, a respeito das situações que acontecem corriqueiramente. Como muitas dessas histórias são recorrentes e a maioria muito tristes devido à falta de conhecimento e dos péssimos desdobramentos, resolvi torná-las públicas protegendo a identidade de seus protagonistas.
Meu objetivo com isso é tentar mostrar a responsabilidade que recai em todos os professores, e que os mesmos assumam esta responsabilidade e com isso possam mudar a sua postura. O professor tem a responsabilidade de formar todas as outras profissões, e - Leia mais...
Post
Post
A ilusão do conhecimento
28/
08/15
Tenho me deparado muitas vezes com os problemas do aprendizado, e pesquisado muito a respeito de como aprendemos algo novo, e quais técnicas podemos usar para melhorar nosso aprendizado, tanto para aprender mais rápido quanto para não esquecer o que já aprendemos. E nesta pesquisa, me deparei com algo muito comum e que nos atrapalha neste processo: a ilusão do conhecimento. O mais surpreendente é que isto acontece em todas áreas do conhecimento, inclusive no aprendizado da música!
Sobre o aprendizado
Antes, vamos entender o que é aprendizado. Para dizer que sabemos algo ou que aprendemos algo, não basta ter lido um livro ou ter ouvido alguém fa - Leia mais...
Artigo
Artigo
Método Suzuki de flauta doce
21/
08/15
O Método
O método utilizado para um determinado trabalho é a linha condutora desse trabalho. É o raciocínio, a forma de proceder, um determinado percurso para alcançar um objetivo. Assim é o método Suzuki de flauta doce.
No caso do método Suzuki, o raciocínio é ensinar o aluno a tocar flauta doce da mesma maneira com que aprendemos a falar a nossa língua-materna. No método da língua-materna, um dos pontos principais dessa aplicação é o vocabulário aprendido passo a passo (repertório).
Os livros do método Suzuki são coletâneas de repertório, pensado progressivamente. Ou seja, apenas uma parte do trabalho. Para saber exatamente como o repertório deve ser aplicado e quais os resultados alcançados, é necessário que o professor faça cursos de capacitação no método, pois nos livros não há informação de como proceder neste c - Leia mais...
Artigo
Artigo
Na nossa carreira de artista, em cada novo projeto, turnê ou mesmo em conversas virtuais nas redes sociais vamos conhecendo outros artistas pelo mundo. Músicos de diversos estilos, atores, artistas plásticos, designers, escritores, escultores, luthiers; cada um possui diferentes maneiras de enxergar a arte e o mundo que o rodeia. Nesta constatação de pensamentos diferentes, nos deparamos com algumas peculiaridades que cada linguagem artística alimenta, que pode ser benéfica ou prejudicial à nossa atuação de artista. Isto também acontece em outras profissões, e podemos aprender muito com estas diferenças.
Devo limitar este artigo aos músicos eruditos, apenas apontando os pontos positivos que podemos desenvolver ou aprender observando outros artistas de outras linguagens, afinal, este assunto seria suficiente para um tratado de psicologia... - Leia mais...
Artigo
Artigo
Este post é sobre algo básico do estudo da flauta doce e ao mesmo tempo muito importante: A Postura.
Sempre encontro problemas graves de postura em muitas fotos e vídeos que professores publicam orgulhosos dos resultados de uma apresentação, de um projeto, de uma experiência musical com flauta doce de seus alunos. O que me faz pensar se esses professores têm uma formação adequada para ensinar o instrumento ou se simplesmente eles não acreditam que a postura seja um aspecto primordial do ensino.
Qualquer instrumento musical possui uma postura adequada para a sua execução. A flauta doce, não é diferente!
Antes de comentar qual a postura mais indicada para se tocar flauta doce, quero comentar aqui quais os possíveis problemas que uma má postura no instrumento pode apresentar.
A postura de como se tocar um instrumento é a base, o elemen - Leia mais...
Artigo
Artigo
A flauta doce não é um brinquedo!
Embora encontramos no mercado brinquedos com cara de flauta doce, a flauta doce é um instrumento musical como outro qualquer. A quem diga: "tudo bem!" pagar R$1,99 em um brinquedo com cara de flauta doce, mas desculpem... é um brinquedo, e só!
Para quem pretende ter algum contato com o instrumento flauta doce, acho importante estar atento a alguns sinais, uma vez que você pode ser facilmente enganado!
Para que não haja dúvidas, vou ter de comparar a flauta doce com um piano, apesar de não gostar de comparações! Não vou fazer isso com o violão, por exemplo, pois esse é parceiro da flauta doce no quesito DESINFORMAÇÃO!
Como saber quando um piano é um brinquedo?
Essa resposta é simples, não? Pelo tamanho dele!
Como saber quando uma flauta doce é um brinquedo?
Oh não - Leia mais...
Artigo
Artigo
Novo website, novo blog!
06/
07/15
Sejam bem vindos ao novo website do Quinta Essentia Quarteto, feito com muito carinho e com muito mais informação sobre o grupo e seus mais recentes trabalhos!
Em breve, novos artigos no nosso blog FlautaDoceBR! - Leia mais...
Post
Post
A família da flauta doce
13/
04/15
A flauta doce possui uma enorme família de instrumentos, variando tanto em tamanho quanto em "sub-famílias" ou períodos históricos. Geralmente as pessoas que conhecem um pouco do instrumento já conhecem as flautas soprano, contralto, tenor e baixo, facilmente encontradas em resina. Mas existem muitas outras flautas como podemos ver na foto acima, da coleção de instrumentos históricos do flautista Frans Brüggen, que foi maestro da Orquestra do Séc. XVIII e também professor de flauta doce e traverso do Conservatório Real de Haia, na Holanda. A foto mostra da direita para esquerda: uma sopranino em fá, uma soprano em ré, 3 sopranos em - Leia mais...
Artigo
Artigo
Flauta doce nas escolas
23/
03/15
Sempre que vejo boas performances usando a flauta doce, me questiono sobre a minha prática e sobre o que posso fazer ainda melhor. Muitos irão dizer que as coisas são diferentes nos países orientais, mas eu respondo com outras perguntas: O que é diferente? Será que as crianças são diferentes? Será que os professores são diferentes? Ou será que a postura dos professores é diferente?
O trabalho de flauta doce em escolas regulares pode ser feito com qualidade, basta que o professor tenha objetivos claros, e saiba usar as ferramentas didáticas corretamente.
Esta é a orquestra de flauta doce da escola primária de Taichung, em Taiwan. Estes não são alunos de escolas de música, mas de uma escola regular com aulas de música.
O que podemos fazer para mudar a situação no Brasil, e alcançar resultados como os apresentados no vídeo?
- Leia mais...
Artigo
Artigo
Master Class com Paul Leenhouts
20/
03/15
Prezados,
É com grande alegria que compartilhamos com vocês que Paul Leenhouts (Holanda/USA) estará no Brasil em Maio deste ano.
De 29 a 31 de Maio, ele oferecerá master classes no Centro Suzuki de São Paulo.
Paul Leenhouts foi membro e fundador do famoso quarteto de flautas doces Amsterdam Loeki Stardust Quartet, um grupo que modificou o olhar do público do mundo para esse instrumento tão genial.
Atualmente Paul Leenhouts é chefe de departamento de Música Antiga da Universidade do Norte do Texas nos Estados Unidos.
Inscrições Abertas!
O QUÊ: Master Class com Paul Leenhouts
QUANDO: 29, 30 e 31 de maio de 2015
ONDE: Centro Suzuki de educação musical
Rua Ambrosina de Macedo, 142,
Vila Mariana
São Paulo, SP
COMO: Informações e inscrições em http://goo.gl/forms/XCQfSbyXYp
Não é permitida a presença de pessoas que - Leia mais...
Post
Post
Empreendedorismo e Flauta Doce
16/
03/15
Alunos do 1º ao 5º ano do Colégio Universitário da cidade de Londrina no Paraná, incentivados pela professora de música Luciana dos Santos Schmidt e pelo projeto parceiro sobre Empreendedorismo e flauta doce, elaboraram uma entrevista para a flautista do Quinta Essentia, Renata Pereira, em homenagem ao dia da mulher.
Confira aqui no flauta doce br na íntegra as perguntas e respostas dessa entrevista.
Resultado final da entrevista no site do Colégio Universitário
Alunos: Com quantos anos você iniciou seus estudos em música?
Renata: Iniciei meus estudos musicais muito cedo, contudo, mais seriamente aos 8 anos.
A: Quem foi seu primeiro professor d - Leia mais...
Artigo
Artigo
Renata Pereira, flautista do Quinta Essentia, é agora SAA Teacher Trainer
08/
01/15
Agora o Brasil tem uma SAA teacher trainer de flauta doce.
Mas o que isso significa?
Isso quer dizer que a Renata agora está qualificada e autorizada pela Suzuki Association of the Americas para oferecer cursos de capacitação de professores em Filosofia Suzuki e todos os cursos de flauta doce.
Como isso aconteceu?
Foi o reconhecimento pelo trabalho que a Renata desenvolve com a flauta doce e o método Suzuki no Brasil desde 1998. Lecionando e formando alunos na região Sul do Brasil (Joinville/Curitiba) e desde 2005 em São Paulo. Um longo e gratificante processo de estudo, ensino, pesquisa, aperfeiçoamento e performance.
Método Suzuki
O Método Suzuki de educação musical como é conhecido no ocidente, é o método de educação da língua materna. Esse método de ensino se tornou conhecido através de Shinichi Suzuki (1898-1998) cujo trabalho - Leia mais...
Post
Post
19º Encontro de Flauta Doce em Ituiutaba/MG
14/
11/14
Nos dias 10 e 11 de Novembro de 2014, o Quinta Essentia esteve em Ituiutaba/MG, como convidado do 19º Encontro de Flauta Doce do Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade. Foi um grande prazer estar entre um incontável número de flautistas de todas as idades, contando também com a presença de flautistas de outras cidades que vieram prestigiar o evento.
Mas não foi sem nenhum esforço para que tudo corresse bem. Tudo começou um dia antes, quando pensamos que o vôo São Paulo/Uberlândia partiria pelo aeroporto de Congonhas, e descobrimos em cima da hora que partiria de Guarulhos. Este deve - Leia mais...
Post
Post
A perda da ingenuidade musical…
06/
10/14
A psicóloga Elizabeth Kübler-Ross formulou, em seu livro "On death and dying" em 1969, um modelo das reações das pessoas à perda e ao luto. Tamanha foi sua precisão que este acabou sendo aplicado, com sucesso, aos mais diversos tipos de perdas. São cinco as etapas típicas. Nem todos as experimentam em sua plenitude, sucessivamente, ou mesmo em ordem específica. No caso da perda da ingenuidade musical, conforme vamos adquirindo conhecimento, assistindo músicos geniais tocando o mesmo instrumento que nós tocamos, e experimentando instrumentos melhores, seria algo assim:
NEGAÇÃO
"Ah, mas isso não faz a menor diferença, é frescura."
O flautista, prin - Leia mais...
Post
Post
A flauta germânica
21/
09/14
Muita gente pergunta qual flauta doce é “melhor” ou mais adequada: a barroca ou germânica. Quero esclarecer com este artigo as razões para não utilizar a flauta germânica, nem com crianças, nem com adultos. Primeiro vamos às diferenças:
Barroco
Germânico
A nota fá tem dedilhado de forquilha
A nota fá tem dedilhado simplificado
Notas como Fá # e Sol # tem dedilhado mais simples
Estas notas tem dedilhado mais complexo, e geralmente são desafinadas
A flauta possui sonoridade mais equilibrada, e timbre mais aveludado
Sonoridade desequlibrada, e afinação ruim
Podemos perceber logo de início que aquilo que pode parecer uma vantagem na flauta germânica (o dedilhado da nota fá "facilitado") traz consequências sérias na sonoridade de todo o instrumento, tanto no que concerne à afinação, quanto ao - Leia mais...
Artigo
Artigo
Diferenças entre flautas de resina e flautas de madeira
08/
09/14
"A diferença é que uma é de resina e a outra é de madeira!"
Esta não é a única diferença, pois se fosse apenas pelo material, não haveria uma diferença tão gritante na qualidade entre elas, afinal a flauta é um instrumento de sopro com tubo de paredes largas. Mas o que faz com que as flautas de resina sejam tão inferiores?
Principais diferenças:
1 - Material
Vamos começar pelo material, o que é a diferença mais óbvia: as flautas de madeira possuem o bloco de madeira, enquanto as flautas de resina possuem bloco de resina (ou algumas delas nem possuem bloco, pois a cabeça é feita em uma única parte). O bloco da flauta é construído em uma madeira - Leia mais...
Artigo
Artigo
Misiones de Chiquitos – Quinta Essentia na Bolívia
06/
06/14
Queridos Leitores!
Estivemos loucos de trabalho por aqui, mas agora segue o texto que ficamos devendo sobre a nossa turnê na Bolívia em Abril deste ano.
Queremos compartilhar com os leitores do flauta doceBR a nossa experiência de ter participado de um dos mais importantes festivais de música antiga da América latina.
Durante o período de 23 de abril a 01 de maio de 2014, eu, Gustavo, Fernanda e Felipe fomos convidados do X Festival de Música Renascentista e Barroca Latino Americana Misiones de Chiquitos.
Com o apoio da Embaixada do Brasil na Bolívia e com o patrocínio da Petrobrás, a nossa participação foi possível e - Leia mais...
Post
Post
Flageolet francês – Redescobrindo o Romantismo
31/
03/14
por Rubens Küffer
Em dezembro de 2013 tive a felicidade de encontrar em um antiquário búlgaro de instrumentos antigos um flageolet francês, assinado por Martin Thibouville Ainé e datado de 1860. O instrumento estava em pefeito estado e possuía um sistema Boehm de chaves completamente restaurado. Consegui comprá-lo por um preço excelente e, agora, 3 meses depois, gostaria de compartilhar com vocês o que venho lendo, estudando e descobrindo sobre ele.
Um pouco da história do - Leia mais...
Artigo
Artigo
Devo usar apoio do polegar?
03/
02/14
Tenho percebido muitas dúvidas a respeito da posição do apoio para polegar, seu uso, e como isso pode afetar a técnica. Tratarei estes pontos neste artigo, procurando esclarecer cada um deles.
Apoio de polegar: Usar ou não usar?
As dúvidas começam logo no primeiro contato. Algumas pessoas sentem necessidade do apoio, outras não conseguem se adaptar a ele. Como a flauta doce é um instrumento leve quando comparado a outros instrumentos de sopro, como por exemplo o oboé e o clarinete, o uso do apoio não chega a ser necessário em todos os instrumentos, e isso é causa de algumas discussões.
Em minha experiência, o uso do apoio se torna necessário em i - Leia mais...
Artigo
Artigo
Ouvido Absoluto
06/
01/14
Recentemente li este artigo na revista American Suzuki Journal, a publicação oficial da Associação Suzuki das Américas. Devido à grande relevância do assunto aos flautistas, já que a flauta doce é tão utilizada na educação musical de crianças, pedi a autorização à autora do artigo e traduzi o mesmo, para que todos no Brasil e nos países lusófonos possam ter acesso a este conteúdo em nossa língua materna - afinal é exatamente com a língua materna que o artigo se relaciona.
A conexão entre o ouvido absoluto e a aquisição da língua materna
Por Jessica Jenkins Davis
Adaptação para português: Gustavo de Francisco
Seguindo o princípio que "assim como todas as crianças adquirem a habilidade de falar sua língua materna, qualquer criança que for treinada adequadamente pode desenvolver a habilidade musical," Dr. Shinichi Suzuk - Leia mais...
Artigo
Artigo
A música é a chave do sucesso?
13/
12/13
Encontrei este artigo no site do New York Times, e decidi traduzir e publicá-lo, com o link para a fonte.
http://www.nytimes.com/2013/10/13/opinion/sunday/is-music-the-key-to-success.html
Opinião:
A música é a chave do sucesso?
por JOANNE LIPMAN - tradução Gustavo de Francisco
Publicado em 12 de Outubro de 2013
CONDOLEEZZA RICE estudou para ser pianista concertista. Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve (Banco Central Americano), foi clarinetista e saxofonista profissional. O multimilionário Bruce Kovner é pianista e estudou na Juilliard.
Muitos estudos apontam uma correlação entre o estudo de música e o desempenho acadêmico. Mas e sobre como o estudo sério de música pode ter relação ao sucesso em outras áreas do conhecimento?
Esta conexão não é uma coincidência. Eu sei por que eu perguntei. Fiz esta p - Leia mais...
Artigo
Artigo
Artigo na revista American Recorder
06/
12/13
É com grande prazer que comunico aos nossos leitores que os artigos publicados em nosso blog estão sendo solicitados para tradução em outras línguas!
Acaba de ser publicado na edição de inverno de 2013 da revista American Recorder, uma publicação da American Recorder Society, o artigo que postei aqui sobre cuidados básicos com a flauta doce. Este será o primeiro de uma série, que serão publicados na revista americana.
Para quem quer ler o artigo na íntegra em inglês, basta acessar o link: American Recorder - basic care
E para as pessoas que ainda não conhecem os posts publicados aqui, segue a lista abaixo:
P - Leia mais...
Post
Post
Como a flauta funciona
02/
12/13
A imagem acima mostra como o som da flauta doce é produzido. Este vídeo foi produzido por Avraham Hirschberg, na Universidade de Utrecht. Uma explicação detalhada pode ser lida em seu artigo, em holandês, no endereço http://www.flute-a-bec.com/miko-fluit.html.
A flauta doce é um instrumento da família dos sopros, da família das madeiras, e como tal funciona pela vibração da coluna de ar dentro do tubo do instrumento. Essa vibração é produzida da mesma forma que em um apito: existe um canal que dirige o fluxo de ar ao encontro de uma parede que divide o fluxo em dois, chamaremos esta parede de lábio, e o lábio se encontra na janela da flauta. Como - Leia mais...
Artigo
Artigo
Não Basta Soprar!!!! Flauta doce para crianças!
31/
10/13
Na edição de 31/10/2013 da Revista Recreio da Editora Abril, a flautista Renata Pereira, do Quinta Essentia quarteto, colaborou com a matéria 'Não Basta Soprar!' dirigida ao público alvo da revista: CRIANÇAS!!!!
A matéria ficou bem interessante, vale a pena conferir!!!
Apesar da foto não ser de uma criança que de fato toca o instrumento... foto de revista é sempre foto, a mão está trocada, mas continuemos seguindo: mão esquerda em cima e mão direita em baixo!
Não Basta Soprar!
- Leia mais...
Post
Post
A flauta quebrou!
20/
10/13
Esta semana, tivemos uma surpresa. um aluno chegou na aula triste, com a mãe chateada, mostrando a flauta quebrada. "O que aconteceu?" perguntamos. "Deixei a flauta em cima do sofá, e quando voltei estava rachada e, depois de pouco tempo, quebrada".
Acidentes acontecem, e alguns deles podem ter suas consequências minimizadas. Mas deixo aqui registrado para que todos vejam como é importante cuidar do seu instrumento...
Recebi esta notícia por telefone, não sabia como estava o instrumento. Apenas me disseram que o pé da flauta havia quebrado em dois. Fiquei imaginando como estaria o local rompido, se a madeira havia entortado (caso comum quando existem tens - Leia mais...
Post
Post
Dicas para escolher o melhor professor
30/
09/13
Tenho recebido muitas mensagens perguntando coisas como:
- Como escolher um bom professor?
- Como sei se determinado professor é realmente bom?
- Quem é um bom professor?
- Com quem devo estudar?
Estas perguntas, muitas vezes podem nos colocar numa "sinuca de bico", pois nossa resposta sempre estará vinculada às nossas próprias experiências pessoais, sejam elas boas ou ruins. Por isso, hoje ao reler um tratado sobre música do séc. XVIII, "On playing the flute" publicado no ano de 1752 por Johann Joachim Quantz (1697-1773), encontrei alguns critérios bem imparciais que respondem diversas - Leia mais...
Artigo
Artigo
Escolhendo uma flauta doce – Critérios qualitativos
05/
07/13
Tenho tido muitas oportunidades para experimentar diferentes instrumentos, sejam novos ou usados, de fábrica ou de luthiers, de diferentes modelos e madeiras. Assim, desenvolvi um método pessoal para avaliar instrumentos, que tentarei descrever o critério usado aqui, para que possa servir de guia para quem for comprar uma nova flauta.
Critérios
Os critérios, em ordem de importância, são:
afinação (relação de oitavas, terças e quintas, principalmente)
timbre
estabilidade
resistência
quantidade de ar
tipo de madeira
Ao experimentar uma flauta pela primeira vez, costumo tocar escalas e arpejos, para que possa ouvir aten - Leia mais...
Artigo
Artigo
Escolhendo uma flauta doce – Passo a passo
29/
06/13
Muitos flautistas me perguntam como escolher um bom instrumento, e por isso, decidi publicar quais os critérios que eu uso quando tenho a oportunidade de escolher o melhor dentre um conjunto de flautas.
Temos que ter em mente que ao escolher instrumentos musicais, os critérios mais importantes são os critérios musicais. Vejo muitas pessoas escolherem instrumentos por serem mais baratos, por serem ecológicos, por serem mais resistentes, mais bonitos, por ouvir o vendedor recomendar, por que acompanham o livro ou CD, por serem vendidos na loja da esquina ou mesmo em papelarias, mas nenhum destes critérios é um critério musical, nenhum destes critérios vai - Leia mais...
Artigo
Artigo
Afinação – acabando com os mitos
03/
05/13
Continuando o assunto do artigo da semana passada sobre afinação, mas agora com uma visão um pouco mais teórica sobre o assunto. Tenho visto muitos músicos com grande dificuldade para compreender e consequentemente em como fazer para tocar afinado, e esta dificuldade os deixa muito preocupados... mas com muitos flautistas acontece justamente o oposto, por pensar que basta fazer o dedilhado correto, estes nem pensam que a afinação existe ou que devemos nos preocupar com isto, o que é muito grave.
Por esta razão, decidi esclarecer este assunto, que não é difícil, nem complicado. Além de músico, sou engenheiro, e por isso decidi colocar argumentos musica - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
Afinação – a prática leva à perfeição
28/
04/13
Me lembro dos tempos em que estudava na escola de música... Todos os professores falavam para tocar afinado, para buscar a afinação, para estudar com o afinador... Assistindo o vídeo que postei acima, me pergunto: será que estes músicos aprenderam a tocar tão afinados apenas estudando com um afinador? Será que existe algo mais? A afinação tem algum segredo, ou qualquer pessoa pode tocar assim afinado?
Voltando aos tempos da escola de música, hoje em dia eu lamento não ter tido aulas deste assunto quando era bem pequeno e estava começando a aprender a tocar flauta doce, aos meus oito anos de idade. Vejo alguns alunos muito pequenos, que aprendem a ouvir intervalos afinados desde cedo, não têm dificuldade alguma para afinar seus instrumentos ou tocar afinado em um grupo. Porém, mesmo não sendo tão jovem, podemos aprender alguns conceito - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
Como devo limpar minha flauta de madeira?
18/
04/13
No primeiro artigo, onde mencionei os cuidados necessários para manter sua flauta, falei da importância de manter nossos instrumentos limpos e bem cuidados. Porém, não expliquei como limpar sua flauta de madeira, pois esta requer alguns cuidados extras quando comparada a flauta de resina.
Sempre devemos ter em mente que é melhor prevenir do que consertar, por isso, se tomar todos os cuidados que mencionei até agora, como manter a flauta limpa, tomar os cuidados com o instrumento e manter a madeira hidratada e protegida com óleo, raramente será necessário fazer uma limpeza usando uma das técnicas descritas aqui.
Quando devo limpar minha flauta?
Precisamos saber q - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
Este assunto é controverso, pois ouvimos muitas pessoas dizer coisas muito conflitantes a este respeito. Algumas coisas que já ouvi pessoas comentarem:
Não devemos passar óleo nas flautas, pois a madeira já foi tratada e o óleo pode estragar a madeira;
Devemos passar óleo todos os dias, sempre lustrando a flauta com um pano ou pedaço de couro embebido em óleo;
Óleo de amêndoas é o ideal;
Óleo de semente de uvas é melhor, pois é mais fino;
Óleo de linhaça é melhor, pois não deixa resíduo;
Óleo pode inchar a madeira e fazer os encaixes do instrumento racharem;
Passo óleo nas minhas flautas de plástico, o flautista Mr. X, que toca no grupo Y ensemble que disse que era importantíssimo!;
Não passo óleo nas flautas pois me falaram que podem incendiar sozinhas;
Um grande segredo para melhorar o som da flau - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
Cuidados básicos com sua flauta doce
05/
04/13
Tenho visto algumas dúvidas recorrentes entre os flautistas sobre como cuidar do instrumento, como limpar, como passar óleo, qual óleo deve ser utilizado, como fazer quando a flauta entope, e muitas outras. Por isso escrevi este artigo, que será o primeiro de uma série abordando vários assuntos, para esclarecer algumas destas dúvidas.
Primeiramente farei a distinção das flautas, pois os cuidados são diferentes para as flautas feitas de plástico e as flautas de madeira. Todos os cuidados aplicados aos instrumentos de plástico também se aplicam aos instrumentos de madeira, exceto quando mencionado o contrário.
Flautas de plástico ou resina
Todo instrumento de sopro costuma condensar água em seu interior quando tocado, devido à diferença de temperatura entre o ar proveniente do sopro, o ar externo ao instrumento, e a temperatura do p - Leia mais...
Artigo ● Inglês
Artigo ● Inglês
ENFLAMA 7 – Inscrições abertas!!!!
18/
02/13
A Sétima edição do Encontro Nacional de flauta doce promete!
Já estão confirmadas as presenças de Paul Leenhouts, Adriana Breukink, Quinta Essentia quarteto, Novo Ovo Novo entre outros.
Mais informações no site do ENFLAMA 7
O Enflama, Encontro Nacional de Flauta doce, é um evento do Fórum Brasileiro de flauta doce, sendo essa a edição de número 7, a ser realizada na cidade de São Paulo, nos meses de maio e junho de 2013, onde em cinco dias o tema “Excelência na performance: novos caminhos para a flauta doce” será abordado em palestras, textos acadêmicos, discussões, debates e apresentações musicais desse instrumento infinito em suas possibilidades.
- Leia mais...
Post
Post
Flauta, Flautinha, Flautão! no Colégio Augusto Laranja em São Paulo
25/
09/12
E QUEM DISSE QUE FLAUTA DOCE É BRINQUEDO????
No último dia 20 de setembro, o Flauta, Flautinha, Flautão do Quinta Essentia quarteto esteve presente na formação musical de crianças do Colégio Augusto Laranja em São Paulo.
Conclusão de um projeto que apresenta a flauta doce para as crianças da educação infantil, a apresentação do quarteto fechou com chave de ouro o lindo trabalho de educação musical que vem sendo realizado pela professora Luciana Nascimento no Augusto Laranja.
O texto abaixo pode ser visto na íntegra no site do Colégio. www.augustolaranja.com.br
Mais informações sobre o Flauta, Flautinha, Flautão! acesse o site flauta, flautinha, flautão!
Diretores, coordenadores e professores, leve você também o Quinta Essentia para a sua escola! Entre em contato conosco: quintaessentia@quintaessentia.com.br
A FLAUTA DO - Leia mais...
Post
Post
Inalador ou Exalador?
27/
06/12
fonte: www.adrianabreukink.com
por Adriana Breukink
tradução: Gustavo de Francisco
Durante o estudo nos finais de semana liderados por Brunhilde Holderbach (flautista e especialista neste assunto), eu estudei este fenômeno junto com Bernhard Mollenhauer, Geri Bollinger (Küng) e Anneke Boeke.
Nós podemos dividir os flautistas doces em dois grupos:
1. Aqueles que sopram ATIVAMENTE, com energia e FORÇA na expiração
2. Aqueles que deixam o ar fluir pela flauta doce POR SI MESMO, SEM PRESSÃO
Aqu - Leia mais...
Artigo
Artigo
Flauta, Flautinha, Flautão! continua…
27/
06/12
O Projeto SESI Arte-Educação continua em andamento até Novembro.
Junho foi a vez das escolas de Ourinhos e Tatuí.
As crianças ficaram encantadas e fizeram diversas perguntas que as ajudaram a esclarecer dúvidas dos trabalhos de arte realizados nas escolas.
Mais importante do que ter aulas de educação musical nas escolas é que as escolas proporcionem momentos de completa interação com a linguagem musical profissional.
Apresentação na escola SESI Ourinhos:
- Leia mais...
Post
Post
Sexta edição do ENFLAMA termina com grande sucesso!
25/
06/12
Concerto de Abertura do ENFLAMA no auditório do MASP em São Paulo - 06/06/2012
Quinta Essentia e Paul Leenhouts
Rádio Estadão ESPN - Divirta-se
Em 2012, o Quinta Essentia assumiu mais uma vez a organização do ENFLAMA (06 a 10 de Junho de 2012). O desafio do grupo agora era fomentar a prática de conjunto das flautas doces no Brasil. Para isso, escolhemos o tema "Flauta doce e suas aplicações em trabalhos coletivos ligados às práticas pedagógicas ou performáticas" e convidamos o flautista Paul Leenhouts para trabalhar com grupos brasileiros, devido à importância internacional do flau - Leia mais...
Post
Post
Quer formar um grupo musical? Dicas para começar!
24/
06/12
Algumas pessoas têm perguntado qual o caminho para se formar um grupo de música de câmara atuante. Todos sabemos que no Brasil isto não é fácil. Quem possui um emprego fixo sabe também que não é fácil trabalhar para outras pessoas que não compartilham dos mesmos objetivos, e os obrigam a uma relação de trabalho hierárquica. Vou colocar aqui algumas coisas que penso ser importante.
Primeiramente, é importante encontrar pessoas que pensem parecido, ou seja, que tenham as mesmas vontades, os mesmos desejos em relação ao trabalho, e que estejam afim de tocar (exclusivamente). Neste ponto, existem pelo menos duas alternativas em relação aos objetivos: manter um grupo fixo com ensaios regulares (esta foi a escolha do Quinta Essentia Quarteto) ou juntar pessoas para tocar para um único concerto. A primeira escolha poupa muito trabalho quan - Leia mais...
Artigo
Artigo
Flauta, Flautinha, Flautão!
19/
05/12
O Quinta Essentia quarteto estreou, na última quinta-feira, mais uma turnê do projeto Flauta, Flautinha, Flautão!
Agora, a turnê acontece no interior do estado de São Paulo com o apoio do SESI. Em dezembro de 2011, o SESI lançou o edital SESI Educacional que contemplou diversos grupos para realização de apresentações didáticas e oficinas nas escolas da rede SESI em São Paulo.
O Flauta, Flautinha, Flautão! foi selecionado!
Na última quinta-feira (17/05) estreou no Centro Educacional do SESI ARARAS/SP e, no dia seguinte, no Centro Educacional de MOGI GUAÇU - Leia mais...
Post
Post
SOBRE O ENFLAMA – Encontro Nacional de flauta doce
13/
05/12
VI ENFLAMA - Encontro Nacional de flauta doce
De 06 a 10 de junho de 2012 - São Paulo
Centro Universitário MariAntonia da USP
Olá pessoal,
Algumas pessoas nos escreveram com dúvidas a respeito do ENFLAMA, vamos esclarecer:
1. O que é o ENFLAMA?
O Enflama é um encontro nacional de flauta doce que aconteceu em 2007 em São Paulo na tentativa de reunir presencialmente os flautistas e amantes da flauta doce que participam da lista Yahoo groups Flauta Doce Brasil, antiga máfia da flauta doce. Desde então, o encontro acontece de forma itinerante, em diferentes cidades, com diferent - Leia mais...
Post
Post
ENFLAMA SÃO PAULO – a cidade vai encher de flautas doces
12/
04/12
De 06 a 10 de Junho de 2012, São Paulo vai ficar lotada de flautistas e de flauta doce. Pela segunda vez, a cidade sedia o Encontro Nacional de flauta doce. A primeira edição do Encontro foi em 2007, também em São Paulo, realizado no Instituto de Artes da UNESP. Em 2012, quem sedia este evento é o Centro Universitário Maria Antônia da USP, localizado no bairro Higienópolis.
Com a tématica "Flauta doce e suas aplicações em trabalhos coletivos ligados às práticas pedagógicas ou performáticas", o VI ENFLAMA está sendo organizado pelo Quinta Essentia quarteto e contará com a presença do flautista holandês Paul Leenhouts. Paul é integrante de um dos mais bem-sucedidos quartetos de flautas doces do mundo - o famoso Amsterdam Loeki Stardust Quartet - e professor e coordenador do grupo The Royal Wind Music, sendo assim, o profissional mais - Leia mais...
Post
Post
De volta ao flautadoceBR
26/
03/12
Olá pessoal,
Ficamos fora do ar por um tempo e agora estamos de volta!
Vale a pena contribuir para este espaço!
Escrevam para nós: quintaessentia@quintaessentia.com.br
Grande abraço,
5E - Leia mais...
Post
Post
flautas doces modernas
19/
10/11
Oi Pessoal,
Tenho visto um grande movimento de construtores fazendo pesquisas e começando a vender flautas doces que não são cópias de instrumentos históricos, ou ao menos, não têm esta proposta em mente. Recentemente experimentei alguns destes instrumentos e gostaria de discutir as impressões sobre estes instrumentos e também sobre este movimento.
Primeiramente devo citar as flautas quadradas ou "square recorders" que usamos já há algum tempo no Quinta Essentia. Essas flautas foram desenvolvidas pelo construtor Joachim Paetzold (Alemanha) em meados da década de 60, e fabricada pelo seu sobrinho Herbert Paetzold, e atualmente produzida por Jo Kunath (maiores informações em https://www.kunath.com). A flauta mais aguda desta família é a baixo ou basseto em Fá, e a mais grave é a subcontrabaixo em fá (2 oitavas abaixo da flauta baix - Leia mais...
Artigo
Artigo