Já faz algum tempo que a música clássica ou erudita tem perdido seu público, pouco a pouco, e isso é um fenômeno mundial, e não acontece apenas no Brasil. Mas quais seriam as causas para esse fenômeno? Será que os artistas podem fazer algo para começar uma mudança nesse cenário?
Uma visão do passado
Quando olhamos para os grandes artistas do passado, vemos que a maioria deles estava muito conectada com o seu público, mesmo quando esse público era restrito a alguns círculos sociais (a aristocracia, a burguesia, as tavernas, praças públicas ou outros). Havia uma “comunicação” entre o artista e seu público através da arte e seu estilo, em alguns casos bastante inteligível, em outros de forma um pouco mais subjetiva. Alguns filósofos até diziam que a arte tem o poder de “mover os afetos”, isto é, inspirar sentimentos e hu - Leia mais...
Artigo
Mês: agosto 2017
A música eloquente
21/
08/17
Pense a respeito do melhor professor que você já teve em toda a vida. Alguém que te inspirou, que te motivou, e provavelmente mudou a trajetória da sua vida.
Talvez ele tenha sido seu treinador, um professor do ensino médio ou da faculdade, ou mesmo um parente - isso não importa.
Agora, lembre do seu rosto.
Lembrou?
Quando você pensa nessa pessoa, qual dessas coisas vem à sua mente?
Uma lição de vida que essa pessoa te deu
Um objetivo pessoal que essa pessoa te ajudou a conquistar
Em como essa pessoa fez você se sentir
Se você for como a maioria das pessoas, não há dúvidas: A resposta é C.
A lição extra deste exercício é simples: os melhores professores não são tão bons somente por que eles detém informações e as ensinam. Eles são bons pois eles criam conexões duradouras. Isso não tem a ver com as palavras - Leia mais...
Artigo
Artigo