A flauta doce é um instrumento musical fantástico. Sua história e suas associações com a literatura nos permitem ir além.
Era um sonho antigo do grupo fazer um repertório recheado de trilhas musicais e assim, poder aproximar a flauta doce de um novo público.
Começamos este jogo!
Passamos estes dois últimos anos nos adaptando. À medida em que era possível voltarmos a ensaiar, fomos dando forma para os arranjos incríveis que o Gustavo de Francisco elaborou para este projeto.
Trilha de games e cartoons com flauta doce! Dá pra brincar de ouvir e adivinhar o tema. Vamos ver quem consegue o melhor placar!
Depois destes anos de incertezas, nós quatro conseguimos enxergar o nosso placar vencedor, pois nos divertimos muito para concretizar este projeto. E agora, convidamos você para jogar conosco!
Warner Bros. |
The Warner theme |
Koji Kondo (1961) |
Super Mario World |
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The Legend of Zelda |
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Zelda – Ocarina of Time |
Alan Menken (1949) |
The Beauty and the Beast |
Ari Pulkkinen (1982) |
Angry Birds Toccata |
Piotr Tomasz Harasimiuk (1973) |
Angry Birds Fuga |
Danny Elfman (1953) |
The Simpsons Main Title Theme |
Leigh Harline(1907-1969) / Ned Washington (1901-1976) |
When you wish upon a star |
Jeremy Soule (1975) |
Skyrim – The Elder Scrolls |
Vince Guaraldi (1928-1976) |
Linus and Lucy – Snoopy |
Randy Newman (1943) |
Monsters’ Inc. |
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You’ve got a friend in me |
Este álbum do Quinta Essentia é inteiramente dedicado à música brasileira. Este repertório nunca foi gravado com flautas doces. E nele, apresentamos duas composições brasileiras originais para o instrumento.
A cultura popular brasileira possui uma grande quantidade de lendas. A lenda brasileira Caboclo D’água dá nome a este álbum. Assim, no Caboclo, fazemos o uso da simbologia do encantado, relacionando esse personagem com uma das diferentes representações e imagens associadas à flauta doce.
Agradecimentos especiais para nossos benfeitores:
Conservatório Musical Brooklin Paulista
Aldenize T. da Costa
Levi L. Araujo
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) |
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Bachianas Brasileiras no 5 – Ária (Cantilena) (1938) |
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Choros nº 4 (1926) |
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A lenda do caboclo (1920) |
Tim Rescala (1961) |
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A banda de pífaros do Rei Arthur (2019) |
Radamés Gnattali (1906 – 1988) |
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Quarteto nº 3 (1963) |
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Cantilena (1939) |
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Seresta Nº 1 – Samba (1930) |
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Seresta nº 2 (1932) |
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Lenda (1936) |
César Guerra Peixe (1914 – 1993) |
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De viola e rabeca – No estilo de cantoria nordestina (1950) “Mourão” |
Daniel Wolff (1967) |
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Flautata Doce (2013) |
total: 62’47” |
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Fazer música em conjunto para tocar em pequenas salas de concerto, é uma atividade presente na vida daquele que se dedica à flauta doce. Quando esta atividade torna-se profissional, significa que seus integrantes compreendem que a flauta doce é um instrumento musical genial por duas razões: a sonoridade individual de cada instrumento é facilmente distinguível e, ainda assim, combina perfeitamente com a dos outros instrumentos da mesma família. Assim é a flauta doce. Um instrumento aparentemente simples que proporciona a execução de textos musicais complexos de maneira sublime.
O CD A Arte da Fuga demonstra o completo domínio de Bach, da mais complexa forma de expressão musical dentro da música erudita (o contraponto), e o completo domínio do Quinta Essentia quarteto da arte de fazer música com flautas doces.
J. S. Bach (1685 – 1750) |
A Arte da Fuga (1749) – BWV 1080 |
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Contrapunctus 1 |
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Contrapunctus 3 |
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Contrapunctus 2 |
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Contrapunctus 4 |
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Canon in Hypodiapason – alla ottava |
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Contrapunctus 5 |
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Contrapunctus 6 |
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Contrapunctus 7 |
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Canon in Hypodiatessaron al roversio e per augmentationem |
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Contrapunctus 8, a 3 |
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Contrapunctus 9, a 4 alla Duodecima |
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Contrapunctus 10, a 4 alla Decima |
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Contrapunctus 11, a 4 |
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Canon per augmentationem in Contrario Motu |
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Contrapunctus 12, a 4: rectus |
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Contrapunctus 12, a 4: inversus |
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Canon alla Decima – Contrapunto alla terza |
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Contrapunctus 13, a 3: rectus |
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Contrapunctus 13, a 3: inversus |
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Canon alla Duodecima in Contrapunto alla Quinta |
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Contrapunctus 14 a 3 soggetti |
total: 81’41” |
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“Primeiro, uma versão apaixonante de A Arte da Fuga, o monumento de 14 fugas e cinco cânones sobre um só tema deixados por Bach sem nenhuma indicação de instrumentação, com o quarteto de flautas doces Quinta Essentia. É seu terceiro CD em dez anos de existência, e atestado de maturidade e afirmação internacional, pois foi gravado para o selo ARS, em Hamburgo, Alemanha. Eles trabalham com instrumentos históricos, de época, ou réplicas, “porque oferecem mais contrastes (…) maior variedade na sonoridade, rica em contrastes, com maior número de instrumentos”. O resultado é arrebatador.”
por João Marcos Coelho / Estadão – 08/2017
CD gravado no X Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana “Misiones de Chiquitos”
Joseph Bodin de Boismortier (1689 – 1755)
Sonata 6 (1731)
Adagio
Allegro
Largo
Allegro
CD gravado ao vivo na Série de Música Erudita Contemporânea da CPFL Cultura, em 24/Out/2015 em Campinas/SP
SINHÔ (1888 – 1930) |
Jura (1928) – adap. Quinta Essentia |
CD gravado no X Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana “Misiones de Chiquitos”
Joseph Bodin de Boismortier (1689 – 1755)
Sonata 6 (1731)
Adagio
Allegro
Largo
Allegro
Fazer música de câmara com flautas doces é transitar no velho e no novo mundo das expressões musicais. No Brasil, a relação com o antigo nos fascina pelo risco criativo que corremos em nossas interpretações de um texto musical. Artisticamente, temos a liberdade que a licença poética nos oferece através do distanciamento do convívio das regras estéticas da música europeia. Já a relação com o novo, tem o gosto da vanguarda, do ‘estar à frente’, abrindo novos cenários para o instrumento estrangeiro, dentre eles, o universo da música brasileira.
O Falando Brasileiro está recheado de composições originais para flautas doces e de arranjos de melodias consagradas. Com este novo trabalho, utilizando instrumentos que proporcionam uma “fala”, o grupo apresenta o ‘sotaque’ brasileiro: uma mistura de diferentes ritmos herdados da música africana e da fluente melodia herdada da música européia. Falando Brasileiro nos conta as histórias dessa reunião de poemas musicais nacionais.
SINHÔ (1888 – 1930) |
Jura (1928) – adap. Quinta Essentia |
R. DOS SANTOS (1953) |
Choro do Fábio (1980) |
A. C. JOBIM (1927 – 1994) |
Desafinado (1963) – arr. Paul Leenhouts (1957) |
M. NASCIMENTO (1942)
e F. BRANT (1946) |
Ponta de Areia (1975) – adap. Quinta Essentia |
E. ESCALANTE (1937) |
Quatro Peças para Flauta Doce (2011)
Canoa (barcarola), Fugato (chorinho), Embolada, Moderado |
GUINGA (1950) |
Choro pro Zé (1992) – arr. Rafael dos Santos (1953) |
E. ESCALANTE (1937) |
Quarteto nº 1 “São Paulo” (1974)
Paisagem, Modinha (Jardim da Luz), Dança (Trenzinho da Cantareira), Rondó (Metrô) |
C. GUERRA-PEIXE (1914 – 1993) |
1.a Suite Infantil (1944)
ponteio, valsa, choro, seresta, achechê |
B. KIEFER (1923-1987) |
Poemas da terra (1976)
1, 2, 3, 4 e 5 |
Em 2007 o Quinta Essentia quarteto foi ganhador do Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e assim, foi possível a gravação do álbum La Marca. Para a escolha do repertório do primeiro álbum do grupo, concluímos que gostaríamos de imprimir a nossa marca sonora: um quarteto de flautas doces, flautas muito diferentes, estilos musicais distintos e muita música boa na cabeça. La Marca é uma mostra das possibilidades do nosso instrumento. A flauta doce é um instrumento que nos dá a oportunidade de transitar pelos mais diferentes gêneros e estilos musicais. Um instrumento melódico que se une à sua família para nos entregar a harmonia e possibilitar a grandiosidade da prática da música de câmara.
Tarquinio Merula (1595 – 1665) |
La Merula |
Adriano Banchieri (1568 – 1634) |
Canzona sesta L’Alcenagina (1596) |
Tarquinio Merula (1595 – 1665) |
La Marca |
Adriano Banchieri (1568 – 1634) |
Canzona decima La Feliciana (1596) |
William Byrd (1543 – 1623) |
Sermone Blando |
Diomedes Cato (1560/1565 – ca.1618) |
Fantasia Cromática a 4 |
Jan Pieterzoon Sweelinck (1562 – 1621) |
Mein Junges Leben hat ein End’ |
Joseph Bodin de Boismortier (1689 – 1755) |
Sonata 5 (1731) |
Henry Purcell (1659 – 1695) |
Chaconne |
Georg Philipp Telemann (1681 – 1767) |
Concerto em Fá Maior |
Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830) |
Immutemur Habitu |
Julio Bellodi |
Sonho Novo (2007) |
Claudio Menandro |
Descascando Uva (2007) |
Pixinguinha (1897 – 1973) |
Um a Zero (1946) |