Renata Pereira, flautista do Quinta Essentia, é agora SAA Teacher Trainer

08/

01/15

Agora o Brasil tem uma SAA teacher trainer de flauta doce.

Mas o que isso significa?
Isso quer dizer que a Renata agora está qualificada e autorizada pela Suzuki Association of the Americas para oferecer cursos de capacitação de professores em Filosofia Suzuki e todos os cursos de flauta doce.

Como isso aconteceu?
Foi o reconhecimento pelo trabalho que a Renata desenvolve com a flauta doce e o método Suzuki no Brasil desde 1998. Lecionando e formando alunos na região Sul do Brasil (Joinville/Curitiba) e desde 2005 em São Paulo. Um longo e gratificante processo de  estudo, ensino, pesquisa, aperfeiçoamento e performance.

Método Suzuki

O Método Suzuki de educação musical como é conhecido no ocidente, é o método de educação da língua materna. Esse método de ensino se tornou conhecido através de Shinichi Suzuki (1898-1998) cujo trabalho era ensinar violino para crianças muito pequenas no Japão. O resultado desse trabalho, crianças muito pequenas tocando seus instrumentos com excelência, atraíram diferentes músicos para conhecer o método da língua materna e em como Suzuki fazia suas adaptações desse método para o ensino de um instrumento musical. Assim, o Japão se tornou o destino de muitos músicos para o aprendizado de “como ensinar com amor”.
Mais sobre o método suzuki acesse www.suzukiassociation.org

No Brasil, professores de música já ouviram falar do Método Suzuki, mas sempre relacionado ao violino. Hoje temos método Suzuki para viola, cello, contrabaixo, violão, flauta transversal, flauta doce, piano, órgão, harpa, canto, e alguns outros trabalhos em curso.

Método Suzuki de flauta doce

O Método Suzuki de flauta doce foi elaborado pela flautista e oboísta americana Katherine White e os Cds que fazem parte do repertório/vocabulário dos alunos Suzuki de flauta doce foram gravados pela flautista holandesa Marion Verbruggen.
Mais sobre o método Suzuki de flauta doce acesse http://music-4-now.com/music-4-now/Home.html

Renata e Katherine White teacher trainer
Renata e Katherine White com professores Suzuki de flauta doce de Taiwan, USA e Canadá em San Mateo/USA 2003.

Quantos professores capacitadores (teacher trainer) temos de flauta doce no mundo?
Infelizmente ainda são poucos os professores capacitadores de flauta doce. Além de Katherine White(USA) e Mary Waldo (USA), temos Kathleen Schoen (Canadá), Nancy Daly (Inglaterra), e agora Renata Pereira no Brasil.

Em nosso país temos até agora, apenas 2 professoras capacitadoras, Renata (flauta doce) e Shinobu Saito (violino).

Por que isso é importante?

Mais pessoas precisam conhecer e saber como funciona e qual é a aplicação e objetivos do Método Suzuki. Para isso, os cursos de capacitação de professores são indispensáveis. Quanto mais cursos de formação Suzuki fazemos, mais percebemos quão maravilhoso é o sistema e como os professores que participam dessas formações se tornam melhores professores e melhores instrumentistas. A Filosofia Suzuki proporciona uma base sólida de aperfeiçoamento e continuidade através do programa da SAA, mas ainda sim é flexível o bastante para acomodar diferentes estilos de ensinar e diferentes materiais que possam auxiliar no ensino de um instrumento musical e/ou canto através do método da língua materna.

O foco dos cursos de capacitação é a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e estes não são destinados para aqueles que desejam aprender a tocar um instrumento. O repertório é minuciosamente bem escolhido para ilustrar esse processo.
O processo de aprendizagem inclui o desenvolvimento global do aluno. Construindo e conhecendo a habilidade de fazer música os alunos aprendem a realizar um trabalho com excelente qualidade em qualquer nível e desenvolvem seu caráter.

Ficou interessado em fazer os cursos de capacitação Suzuki?

No Brasil esses cursos são organizados por diferentes instituições e pessoas.
Para saber dos cursos no Brasil você pode fazer parte de uma lista de professores e interessados em Método Suzuki, basta preencher o formulário em http://alturl.com/2okwa e receba todas as informações.
Você pode organizar um curso em sua cidade/escola e convidar um teacher trainer para ministrar o curso. Quer saber mais? Entre em contato através do e-mail renata @ centrosuzuki.com.br

Para professores de flauta doce que lecionam em escolas de ensino fundamental, o método Suzuki é um excelente guia para o trabalho, principalmente porque respeita o processo individual do aluno dentro do coletivo.

Tópicos relacionados

2 Comentários para "Renata Pereira, flautista do Quinta Essentia, é agora SAA Teacher Trainer"

  1. Parabéns pelo belo trabalho! Muito bom ver crianças se dedicando à música com tanta devoção e disciplina!

  2. Parabéns pelo trabalho, sou de Diamantina MG, formada no curso técnico em flauta doce e muito bom ver que mais pessoas nos ajudam na difícil tarefa de mostrar que flauta doce não e brinquedo!

Deixe uma resposta


Post