Flauta, Flautinha, Flautão! no Colégio Augusto Laranja em São Paulo

25/

09/12

E QUEM DISSE QUE FLAUTA DOCE É BRINQUEDO????

No último dia 20 de setembro, o Flauta, Flautinha, Flautão do Quinta Essentia quarteto esteve presente na formação musical de crianças do Colégio Augusto Laranja em São Paulo.

Conclusão de um projeto que apresenta a flauta doce para as crianças da educação infantil, a apresentação do quarteto fechou com chave de ouro o lindo trabalho de educação musical que vem sendo realizado pela professora Luciana Nascimento no Augusto Laranja.

O texto abaixo pode ser visto na íntegra no site do Colégio. www.augustolaranja.com.br

Mais informações sobre o Flauta, Flautinha, Flautão! acesse o site flauta, flautinha, flautão!
Diretores, coordenadores e professores, leve você também o Quinta Essentia para a sua escola! Entre em contato conosco: quintaessentia@quintaessentia.com.br

 

A FLAUTA DOCE COMO INSTRUMENTO MUSICALIZADOR

Neste semestre, as aulas de musicalização de Luciana Nascimento, professora de  Música da Educação Infantil, com o instrumento flauta doce,  ganharam um “Tom” a mais:   a Oficina da Família da Flauta Doce.

Essa oficina foi realizada pela Educadora Musical Thais Chaparin – formada em Licenciatura Plena em Música pela FAAM e pós-graduada em Educação Musical pela Faculdade Cantareira – que, de maneira údica e dinâmica, apresentou a “Família da Flauta Doce” para os alunos. Com brincadeiras musicais e um toque de teatralidade, Thais foi explorando junto com as crianças as propriedades sonoras de cada flauta, aguçando sua curiosidade.
As crianças puderam ouvir, visualizar, mexer e interagir com as flautas de sons diversos,  com seus graves e agudos:sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo. Ficaram surpresas e encantadas com o tamanho das flautas, suas diferentes sonoridades e formatos.
Nossa convidada Thais e a professora Luciana , em alguns momentos, formaram um dueto, tocando várias músicas utilizando a flauta doce.
Foi muito interessante observar que, em todas as turmas, as crianças identificavam as músicas tocadas, principalmente aquelas que estão fazendo parte do repertório deste semestre, na programação de Educação Musical. Entusiasmadas, com ouvidos atentos e concentradas na apresentação das músicas, alguma crianças diziam:
– “Essa é do Villa Lobos!”
– “É a música O Trenzinho do Caipira!!!”
– “Essa é do joão de barro… A música Catira do Passarinho!”
– “A música do Sol!!!”  – disseram as crianças, referindo-se à música “Canto de um povo de um lugar “, de Caetano Veloso, que é sempre tocada na flauta pela professora Luciana.

Essa participação das crianças ocorreu em todas as turmas, do Maternal ao Jardim II, e é gratificante perceber o envolvimento delas com o repertório trabalhado nas aulas de musicalização da Escola e como essa oficina veio contribuir com a Educação Musical de nossos alunos.

Para dar continuidade a este aprendizado, o Colégio Augusto Laranja convidou  o quarteto musical Quinta Essentia para fazer uma apresentação para alunos e pais da Educação Infantil, oferecendo assim, uma valiosa oportunidade de apreciar o trabalho de um dos principais representantes de flauta doce em nosso país.

O concerto foi realizado na manhã do dia 20 de setembro, no auditório do Colégio, e contou com a  presença de mais de 50 pais e mães que compareceram para prestigiar a apresentação do grupo musical com seus filhos.

O resultado foi magnífico, no final do concerto todos aplaudiram o espetáculo e alguns  alunos ainda tiveram a oportunidade de tirar algumas dúvidas com os próprios músicos, que ficaram emocionados com o carinho recebido pelo público.

Confira aqui algumas fotos:

Fonte: Site do Colégio Augusto Laranja – São Paulo, SP. 09/2012
Tópicos relacionados

Deixe uma resposta


Post